sexta-feira, setembro 30

Got a good reason (for taking the easy way out)

Com essa frase se inicia uma música dos Beatles chamada Daytripper.

No entanto, já tem um tempinho, os resultados de busca com esse nome apontam para outra coisa: a HQ de Gabriel Bá e Fábio Moon, homônima.



E não é a toa. Com uma narrativa impecável e um roteiro envolvente, os gêmeos nos apresentam uma história que rivaliza com os grandes momentos de Alan Moore sem deixar de mostrar o quão brasileira é a origem dos dois.

Os desenhos, de uma delicadeza singular, são um estado da arte em nanquim que deixa evidente a técnica apurada e a destreza milimétrica dos traços.

A edição brasileira lançada pela Panini também merece elogios. O tratamento da edição em papel couché e acabamento em capa dura é de primeira linha e, mesmo a impressão, feita na Indonésia, não deixa a desejar em relação a edição americana.

Ganhadora de diversos prêmios (veja a lista no hotsite Vertigo - Daytripper), era de se esperar que a publicação tivesse um evento de lançamento como o de ontem na Saraiva Mega Store do Shopping Ibirapuera.

Confesso que já esperava uma certa fila para os autógrafos. Afinal, estamos falando de artistas do selo Vertigo da DC Comics. Mas talvez, justamente por isso, eu estivesse esperando, da parte da organização, algo diferente. Ou talvez por acompanhar a trajetória dos irmãos e imaginar que seria mais agradável um evento em formato um pouco diferente. Ao mesmo tempo, como contentar a grande quantidade de pessoas querendo a sua cópia autografada da obra? Enfim...



O que interessa de fato é que, prestigiados pelos fãs e colegas de rabiscos - estavam por lá André Diniz, Laudo Ferreira, Will, Flávio Luiz entre outros - os gêmeos autografaram ininterruptamente. Mais que isso, ilustravam um autógrafo em nanquim. E a simpatia com cada um dos que se aproximavam da mesa era a de quem encontra um conhecido. Não é a toa que conquistaram o respeito que tem: são grandes. E não somente em sua arte.



Sim, a fila parecia daquelas de banco, na era Collor. Sim, eu entraria em uma com o dobro do tamanho só para dizer: "Parabéns pelo sucesso. Obrigado pela obra prima."

Ah, e quase me esqueço! Qual a relação, além do nome, da música dos Beatles com a HQ dos gêmeos? Talvez nenhuma, talvez uma mais profunda do que o leitor desavisado consiga perceber.

Daytripper
Fábio Moon e Gabriel Bá
R$ 62,00
260 páginas
17 x 26 cm
Papel Couché/Lombada quadrada/Capa dura

(Fonte: Panini Comics)

Nenhum comentário: