terça-feira, setembro 27

Chickenfoot - Explicando o que significa rock'n'roll

Acaba de acontecer pelo site oficial do Chickenfoot o webcast de III, novo album da banda de Sammy Hagar, Michael Anthony e Joe Satriani (com Chad Smith sendo substituido, graças ao Rock in Rio, por Kenny Aronoff).

Quem teve a oportunidade de acompanhar, acabou de assistir a uma verdadeira ode ao espírito do rock'n'roll.

O álbum em si não é nada de primoroso, virtuoso (apesar de Satriani ter condições disso) ou inovador. Mas a essência do rock se apresenta de forma polpuda, perceptível principalmente através do frontman. Despojadíssimo em seus crocs, que descalçou durante a apresentação, o Red Rocker pareceu uma criança na noite de Natal. A diversão foi palpável e contagiante. E o restante da banda jogou junto, fazendo piada de tudo. Pelo fato de tocarem para uma platéia virtual, o silêncio ao final de cada música - que seria constrangedor ou estranho pra qualquer banda que se leva a sério demais - virou motivo de brincadeira, com Satriani e Anthony "dando voz" à platéia da web.

Com direito a boas doses de bourbon comemoradas com algazarra, o "show" transmitiu uma energia descompromissada sem igual. Ressalto: descompromissada. Com a máquina, com o merchandising ou o patrocinador. Com o burburinho dos atores da Globo e as celebridades. Descompromissada com o número de pessoas assistindo. Mas totalmente conectada com a música, o despojamento, a diversão e os fãs, independentemente da quantidade deles.

Ao final, o vídeo de Chad Smith em busca do Bigfoot, em tom de documentário independente só confirma essa impressão. E a sessão de entrevista, com perguntas feitas por email ou twitter e redes sociais, fez com que o espectador se sentisse ali mesmo, na "sala de estar" da banda...



Em uma semana iniciada com o brand Rock in Rio se passando por festival de rock - não é possível esquecer o espanto e o asco na cara das apresentadoras ao comentar as únicas bandas dignas do rótulo - Chickenfoot III, webcast live renovou as esperanças dos fãs do rock'n'roll. Muito mais do que todas as noites somadas do festival.

O álbum, nas lojas desde a manhã de hoje, é o segundo da banda. E chama III. E tem um efeito 3D na capa. Que não é 3D. Na verdade é um efeito de cancelamento cromático. E a graça é justamente essa, chamar isso de 3D e dar risada. Meu exemplar do disco? Comprado hoje as 14:20 numa lojinha em Westerville, Ohio.

Alrigh, alright, alright.

Nenhum comentário: