quinta-feira, fevereiro 15

Redescobrindo Clássicos - Sargeant Pepper's Lonely Hearts Club Band

Pra mim, o melhor disco dos "The" Beatles junto com Abbey Road e o álbum branco.
Na verdade, eu acho o branco melhor. E o Sgt. Pepper's o mais "mudança".
Foi nesse álbum em que morreu a fase "boazinha" dos caras.

O quarteto dispensa apresentações. O disco começou como uma peça conceitual que perdeu o gás porque na época os meninos de Liverpool chapavam pouco...

Então temos as três primeiras músicas conectadas com o conceito da Club Band dos Corações Solitários do Sargento Pimenta e a última também. As outras no meio, só composições "externas".




Na primeira música (Sgt. Pepper's), o locutor introduz a banda que toca e apresenta o vocalista, Billy Shears (Ringo) que canta a segunda música With a little help from my friens. Clássicos instantâneos.
Na terceira, Lucy in The Sky. Nem comento.
A próxima, fala da vida de John Lennon quando solteiro, Getting Better. Simples mas empolgante. Na letra, ele admite que batia na namorada e era intempestivo, mas que está mudando para melhor.
Fixing a Hole, vem na sequência para os famosos trocadilhos de Lennon. O "buraco" da letra, pode ser uma picada para heroína... Mas não importa, o som é bom.
She's Leaving Home, que eu costumava adorar e achar linda, acho um pouco "melosa" demais hoje em dia. Esses Prog Rock's que eu ando ouvindo...
Being for benefit of Mr. Kite, foi feita inteiramente em cima de um poster de circo que Lennon comprou num Mercado das Pulgas. Eu adoro a sonoridade circense que foi montada.
Within you Without You, que já achei bem chata e hoje em dia adoro, foi (segundo consta) o primeiro uso da cítara na música moderna ocidental.
When I'm Sixty-four dispensa comentários também.
Lovely Rita, feita para uma "amarelinha" que multou John Lennon.
Para fechar, uma sequência que adoro: Good morning, good morning / Sgt. Peppers Reprise / A day in the life.
A Sgt. Peppers reprise é uma versão mais acelerada e com guitarras da primeira música, com letras compondo o encerramento do "show".
E A day in the life, é a melhor de todas as músicas dos Beatles para mim.

Link para o clip dela aqui.

Desculpem pela baixa qualidade e pelo longo post.

Por hoje é só.

Nenhum comentário: