terça-feira, março 7

Jota Ká

Pra todos aqueles que assistiram aquela joça mal feita da Globo e que ainda me vieram encher o saco dizendo "mas ficou bem feito! tralalá tralalá tralalá", é o seguinte: é mal feito, mal dirigido, mal atuado e mal roteirizado. E o pior, trata de uma figura histórica questionável como um herói irrefutável e humano com "pequenos defeitos".

Tenha santa paciência!

A seguir, um trecho do livro "De Colombo a Kubitschek - Histórias do Brasil" de Eduardo Almeida Reis.


"O governo do Coronel Oliveira, da Polícia Militar de Minas Gerais

Vem agora um dos períodos mais brilhantes da história do Brasil.

Ginasiano simpático, telegrafista simpático, médico simpático (e bom!), prefeito simpático, deputado simpático e governador simpaticíssimo – o Coronel Juscelino Kubitscheck de Oliveira, da Polícia Militar de Minas Gerais, assumiu a presidência da República no dia 31.01.1956, prometendo fazer cinqüenta anos em cinco; fez mais...

Credenciado por sua larga experiência administrativa, expert em danças de salão, orador primoroso, seresteiro sofrível e amigo exemplar, o Coronel Oliveira, considerado um dos homens mais elegantes do mundo, apresentou à nação um plano de metas verdadeiramente espetacular.

A exemplo do Sr. Dom João VI, estimulou a industrialização do país. E, respeitando religiosamente o artigo 3º da Constituição de 1891, fez construir em Goiás a nova capital do Brasil, naturalmente para resguardar os três poderes, e a sua famosa praça, de um eventual ataque das forças navais do Tibete.

Entendendo que a agricultura e a educação são coisas perfeitamente dispensáveis, Sua Excelência atirou-se à obra gigantesca de produzir os baratíssimos automóveis nacionais que, não tendo couves nem cenouras para transportar, podem-se dedicar à tarefa de consumir gasolina importada do Golfo Pérsico enquanto conduzem de um lado para o outro, na velocidade máxima de oitenta quilômetros, os muitos milhares de analfabetos fabricados anualmente pelos diversos Estados da República Federativa.

De outra parte, uma inflação perfeitamente planificada determinava a substituição das obsoletas mercearias, sapatarias e farmácias por uma das maiores redes de agências bancárias do mundo, com seus guarda-chuvas, seus saldos médios e seus juros escorchantes.

Passando o governo ao seu equilibrado sucessor, o Coronel Oliveira retirou-se do Viscout credor da admiração e do respeito de todos os empreiteiros esclarecidos."

Nenhum comentário: