quinta-feira, fevereiro 9

Livros e mais livros

Pra quem não sabe, eu levo mais de uma leitura ao mesmo tempo.
Isso acontece em parte porque eu tento conciliar as leituras acadêmicas com as leituras ditas culturais ou de lazer.

Acontece que às vezes, não tendo nenhuma leitura acadêmica para fazer, eu leio mais de um livro mesmo assim. Porque tem a viagem Campinas-São Paulo todo dia, que não comporta livros muito densos. Tem a leitura antes de dormir, período do dia em que meu cérebro funciona melhor. E tem aqueles dias sem nada pra fazer que comportam vários capítulos de qualquer livro.

Assim, estou lendo também "Eragon" de Christopher Paolini.
O moleque tem agora uns 22 anos e escreveu o dito livro aos 15.



Gênero fantasia, eu tenho achado interessante a história. Acontecem várias coisas, o roteiro prende.
Mas é meio que nem Matrix. Colagem de várias coisas. Tem até uma ordem de Cavaleiros de Dragões que, à primeira vista, lembra muito os Cavaleiros Jedi. Tem até um Cavaleiro que, de destacada facilidade na Ordem ainda novo, se corrompe e passa ao "Lado Negro". Nomes, situações e personagens que remetem desde "O Senhor dos Anéis" até "A Ilha do Tesouro".
Minha impressão é de o rapaz devia mestrar jogos de RPG desde criança e, numa dessas mega campanhas, bolou um enredo que ficou tão massa que virou livro.

Enfim, em certa medida, é até mais empolgante do que Nárnia, por exemplo. Mas perde pra obra de C.S. Lewis por, até agora na minha leitura, não estabelecer aspectos novos ao gênero. É divertido, mas é mais do mesmo. Ao contrário da trilogia de Phillip Pullman por exemplo. Mas essa trilogia pertence a outro post.

Nenhum comentário: